quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Arte


Sabe-se que todo artista é fruto de seu tempo, desse modo, toda arte está fundamentada no contexto e técnicas de sua época.
Com o decorrer dos anos, o homem acaba criando maneiras cada vez mais avançadas para poder se expressar. A arte, como uma dessas formas de expressão, tem como característica essa constante renovação.
A busca pelo "original" acarreta, antes de mais nada, um aperfeiçoamento das técnicas utilizadas.

A "pós-modernidade", apesar de não ter ainda uma definição concreta, está intimamente ligada à "informatização". O modo como os meios digitais avançam em relação ao nosso cotidiano, e altera o nosso modo de viver, deve ser levado em consideração. Essa "informatização do cotidiano" se introduz em diversos aspectos, principalmente em um fator muito importante: a Cultura!

A arte que nos é proposta atualmente traz consigo essa característica da "pós-modernidade", ou seja, tenta-se "informatizá-la" com diversos dispositivos tecnológicos. Procura-se ampliar o conceito de arte a todo instante, existe uma forte tentativa de massificá-la através da Indústria Cultural.

A busca pela distribuição veloz de "bens simbólicos" mudou amplamente a nossa relação com o tempo e, definitivamente, a velocidade se faz necessária! Desse modo, são utilizados meios que proporcionam essa velocidade. O meio digital toma posse desse pressuposto e surge como a alternativa “ideal” para solucionar esse problema, trazendo assim, uma nova perspectiva sobre o que é arte.


Ana Claudia Machado

3 comentários:

Anderson Hora disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anderson Hora disse...

Nooooossa , sensacional Niña.... não sabia que vc é uma pessoa tão instruida.... concordo plenamente q o avanço tecnológico influencia ,e muito, na arte .... na minha opinião ...esse foi o melhor de todos os seu posts....poderia escrever mais sobre o assunto né (arte, tecnologia).... adorei...parabéns.....ummmm BJÃO!!!

Ana Claudia Machado disse...

Que bom que gostou....
fico feliz em saber....
quanto ao tema escolhido "Arte convergindo com a tecnologia"
não foi por acaso....
Foram idéias que surgiram na minha mente no dia da prova de Comunicação e Multimídia
Essa foi a minha resposta na prova, resolvi publicar.

Ana Claudia