segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Considerações sobre Hipertexto

A forma como Pierre Lévy traz a abordagem sobre o hipertexto nos mostra como a influência de uma linha de pensamento extremamente fragilizada nos remete a compreender o hipertexto de forma restrita, ou seja, nessa percepção o hipertexto se restringe à "Softwares" e processos computadorizados.
Dessa forma podemos perceber que Pierre Lévy discute as temáticas sempre a partir de elementos técnicos, portanto, acaba retirando o contexto de questões bem mais complexas, que abrangem outros fatos . Se considerarmos que toda tecnologia surge como uma forma de controle, Pierre Lévy percebe o hipertexto como apenas mais uma forma de controle.Quando pensamos o hipertexto a partir dessa percepção de Pierre Lévy, podemos caracterizá-la como classificatória, pois se aproxima do pensamento Aristotélico.
O excesso de informação proposto atualmente pela mídia acaba provocando a diminuição dos significados dos fatos,ou seja, uma sociedade que esvazia a subjetividade das pessoas, por esse motivo é necessário uma tentativa de recapturar o sentido das coisas, o hipertexto emerge a partir disso, como uma maneira de "ligar", "associar", "conectar" e, dessa forma, proporcionar novamente o sentido.
Contudo, só é possível ampliar essa capacidade de dar sentido às coisas quando o homem não for mais pensado como um ser individual, e sim, como um ser que possui laços coletivos. Não dá para pensarmos a autonomia fora da coletividade.
Em uma sociedade que tem como base o sistema capitalista, onde é imposto a "cultura do eu", o individualismo é extremamente importante pois confirma uma ideologia de competição. Como pensar uma nova sociabilidade, com uma percepção coletiva, quando na verdade somos constantemente incentivados a pensarmos como seres individualistas?

0 comentários: